Usuários também devem cuidar da visão
Usuários também devem cuidar da visão Fonte: Folha de Pernambuco
Data: 17/04/2013
Compartilhe  


[Clipping] Matéria publicada na Folha de Pernambuco, em 17/04/2013
Editoria Informática 

Usuários também devem cuidar da visão

Olhos sofrem com a exposição prolongada, ressecam e acabam prejudicados

Não só a postura merece atenção dos usuários que passam horas em frente ao computador ou usando gadgets. A visão também é prejudicada pelo excesso de uso e a utilização incorreta. O posicionamento do aparelho e o ambiente onde você o utiliza influem diretamente sobre os olhos.

Segundo o oftalmologis­ta do Instituto de Olhos do Recife (IOR), Daniel Medeiros, ao utilizar os gadgets, ficamos mais concentrados e, por isso, diminuímos o ritmo das piscadas em até 60%. Desta forma, o olho deixa de ser lubrificado adequa­damente, o que pode causar ressecamento. “Inclusive, ge­ral­mente utilizamos esses dispositivos em lugares com ar condicionado ou ventilador, o que provoca ainda mais a evaporação das lágrimas”, completa.

É a chamada Síndrome da Visão do Computador, que vem incidindo cada vez mais sobre a população nos últimos 20 anos, com a difusão dos aparelhos eletrônicos. “O homem sempre leu. Antes, com o papel, a posição do objeto de leitura era inferior aos olhos, fazendo com que as pálpebras ficassem mais fechadas e o olho menos exposto. Agora, a tela do computador fica em frente ao rosto, o que deixa a pálpebra mais aberta e o globo ocular mais suscetível a ressecamento”, contextualiza o oftalmologista da clínica Memorial Oftalmo do Hospital Memorial São José, Fábio Casanova.

Outros fatores também influenciam no cansaço e irritação dos olhos: a tela iluminada, seja de um notebook ou tablet, emite radiação, o que acaba cansando o olhar. Casanova aler­­ta que o uso de aparelhos com tela luminescente em locais mal iluminados também pode causar problemas pontuais. “Quando você usa um note­book, tablet ou PC iluminado num ambiente escuro, a pupila, que se contrai e relaxa de acor­do com a luminosidade, tem uma variação maior em suas contrações e acaba fadigada”, explica.

Para evitar o cansaço da vista, além da iluminação adequada, é importante que, a cada hora de uso do aparelho, faça-se um intervalo de, em média, 15 mi­nutos. “Neste tempo, não se de­­­ve ler ou ver televisão, ativida­des que forçam a vista. O correto é olhar al­gum ponto à distância ou fechar os olhos, para relaxar os músculos da região”, orienta Medeiros.

 Veja Outras Notícias
Dr. Fábio Casanova esclarece a relação entre Diabetes e saúde ocular

[Clipping] Dr. Fábio Casanova é o convidado da coluna Saúde em Foco, da Rádio CBN, para falar sobre a relação entre diabetes e a visão. De acordo com ...

Leia mais
Dr. Fábio Casanova realiza cirurgia de catarata com transmissão ao vivo

[Clipping] Dr. Fábio Casanova é notícia na coluna de João Alberto, do Diario de Pernambuco. ...

Leia mais
Rua das Fronteiras, 175, 7º andar, Derby. Recife-PE, BRASIL CEP 50070-170 Telefone: 81 3366-2888. Como chegar
Desenvolvido por Visual Slim.