Cirurgia inédita em Pernambuco é realizada pelo oftalmologista Fábio Casanova
Cirurgia inédita em Pernambuco é realizada pelo oftalmologista Fábio Casanova Fonte: Folha de Pernambuco
Data: 15/03/2012
Compartilhe  


[Clipping] Matéria publicada na Folha de Pernambuco, em 15/03/2012

Cirurgia inédita em Pernambuco
Médicos realizaram implante de lentes nos olhos de uma paciente


Algumas pessoas podem ter dificuldade de listar atividades que possam ser feitas em apenas 15 minutos. Nesse tempo vai ter quem diga que faz três pratos de macarrão instantâneo, toma um café e até tira um cochilo. Mas em pouco mais de um quarto de hora a analista da Receita Federal de 59 anos, Gilma Gabriela Teixeira Martins, teve o problema de visão resolvido definitivamente pelo médico Fábio Casanova, graças à evolução tecnológica e médica. Diagnosticada com astigmatismo e catarata, a paciente passou um ano enxergando tudo de maneira distorcida. No último dia 7, ela foi submetida a uma cirurgia no olho direito para implante de uma lente recém desenvolvida, a multifocal tórica, lançada nacionalmente só no último dia 9. Ontem foi a vez de operar o olho esquerdo e completar o tratamento.

A tecnologia empregada na nova lente, de acordo com o oftalmologista Fábio Casanova, uniu as funções das lentes multifocal, usada para acabar com a dificuldade de enxergar de perto ou de longe, e a tórica, indicada para os casos de astigmatismo. “Antes, o implante de uma delas excluía a possibi­li­dade do uso da outra. Logo, quem tivesse essas deficiências só poderia escolher um tipo de tratamento”, explicou o médico.

Como a cirurgia de Gilma Martins foi realizada antes do lançamento oficial da lente, ela foi a primeira paciente de Pernambuco a usufruir da novidade. “Estou muito feliz com o resultado do procedimento. Depois de fazer o implante do olho direito, onde eu tinha mais de três graus de astigmatismo, no mesmo dia, à tarde, já estava lendo bula de remédio. É bom poder voltar a enxergar perfeitamente”, disse ela.

O implante da lente no olho esquerdo de Gilma começou a ser feito às 11h19, no Memorial Oftalmo Recife Eye Center, no bairro da Boa Vista, Recife. Sedada por uma anestesiologista e com o órgão anestesiado por um colírio, a paciente disse não ter sentido nenhum incômodo durante o procedimento, que acabou às 11h36.

Antes de sair da sala de cirurgia, ela garantiu: “Já estou vendo bem melhor”. A intervenção feita nesse tipo de tratamento é limpa, sem sangramento. “A incisão feita para a colocação da lente é de dois milímetros e com equipamentos de última geração. Isso possibilita rapidez no ato cirúrgico e na recuperação”, explicou Fábio Casanova.        

EVOLUÇÃO
O médico anestesiologista Melson Roberto de Souza acompanha oftalmologistas em procedimentos cirúrgicos há 40 anos. “No início, para fazer um implante de lente era preciso utilizar a anestesia geral profunda e o trabalho durava mais de uma hora. Hoje, utiliza­mos anestesias tópicas e uma discreta sedação. Isso se de­ve também à evolução dos equipamentos utilizados”, explicou.

 Veja Outras Notícias
Dr. Fábio Casanova realiza cirurgia de catarata com transmissão ao vivo

[Clipping] Dr. Fábio Casanova é notícia na coluna de João Alberto, do Diario de Pernambuco. ...

Leia mais
Usuários também devem cuidar da visão

[Clipping] Matéria publicada na Folha de Pernambuco, em 17/04/2013Editoria Informática Usuários também devem cuidar da visão Olhos sofrem com a expos...

Leia mais
Rua das Fronteiras, 175, 7º andar, Derby. Recife-PE, BRASIL CEP 50070-170 Telefone: 81 3366-2888. Como chegar
Desenvolvido por Visual Slim.